Sòdio
A banda Sòdio foi formada em 2019 por Esté “Ste Revoltz” Castro (vocais) e Renato Nascimento (baixo e vocais) com o objetivo de unirem suas influências musicais, que vão do Punk Rock do Gritando HC, Cólera, Garotos Podres e The Distillers – passando pelo Hardcore do R.D.P. e o HC estadunidense de bandas como Madball e Hatebreed – indo até o ríspido Thrash Metal dos primórdios de bandas como Sepultura, Kreator, Sodom, Slayer e Exodus, criando assim um Crossover paradoxalmente simples e bem estruturado.
Oriundos de subúrbios de pequenas cidades do Norte do Paraná, os músicos começaram muito cedo a desenvolver sua postura ideológica e as primeiras letras surgiram quando a vocalista Ste Revltz tinha apenas 11/12 anos, idade qual já explicitava seu descontentamento com o sistema e com a política, ideias que foram amadurecendo e evoluindo ao longo dos anos.
O ponto ideológico principal da banda é fazer críticas sociais, sempre tendo em vista passar a visão do pobre, do marginalizado, trazendo também fortes influências do RAP de nomes como Facção Central, por exemplo. Apesar das letras ácidas e algumas vezes aparentemente violentas, a banda prega acima de tudo o respeito e a empatia, ao mesmo tempo que discorda de forma veemente de ideologias que pregam a segregação racial e o ódio gratuito.
A Sòdio possui dois EPs lançados pela gravadora Rotthenness e atua com os experientes músicos André “Beré” Correa e Juninho Colete na bateria e guitarra respectivamente, que complementam com garra e competência a banda, ambos trazendo suas influências, que se encaixam perfeitamente com a proposta inicial do grupo, e que agregam muito com suas personalidades e pegada, assim trazendo uma encarnação definitiva ao grupo.
O primeiro e o segundo trabalho da banda possuem o mesmo conceito (críticas com uma visão política e de consciência social), e não foram lançados como um único disco por questões financeiras, tendo sido lançado o primeiro EP (homônimo) em 2020, enquanto o segundo trabalho, intitulado “Paulada”, foi lançado em 2021. Ambos possuem composições de Ste Revoltz, produção de Renato Nascimento e mix/master por Vitor Gaioto (Biomorf), além do trabalho gráfico executado por Yuri Padial (Infernal Arts).
O objetivo da Sòdio é se apresentar para públicos diversos, e desfilar com impiedosamente sua brutalidade sonora e sua ideologia intensa. Com o som do quarteto soando ainda mais poderoso e pesado ao vivo, a banda se encaixa perfeitamente seja com artistas de Thrash/Heavy Metal quanto com bandas de Punk e Hardcore.
Os vocais femininos de Ste Revltz trazem um grande diferencial para o estilo da banda, que já foi muito bem avaliada por jornalistas de gabarito, como Frans Dourado (ex-redator de longa data da revista Roadie Crew) e por diversos músicos conceituados da região norte do Paraná e do país.