Sincronização ou Sync
é o nome de mercado para o uso de músicas em comerciais, filmes, vídeos e TV.
Visamos melhorar a inserção da música independente nacional em publicidade, cinema e audiovisual.
Temos duas formas de trabalhar as músicas no sincronismo. Uma forma é personalizada, em que negócios podem ser fechados de maneira ativa ou passiva. Enviamos sugestões de faixas do nosso catálogo para profissionais como music supervisors, produtores executivos, diretores e afins, para apreciação prévia, desvinculada de qualquer projeto específico. Esse processo é feito diariamente junto a contatos do audiovisual no Brasil, Estados Unidos e Europa. De outra maneira, clientes também procuram o nosso departamento de sincronização com o briefing de um projeto audiovisual e, com base nisso, é feita uma curadoria personalizada. Também acontece de profissionais do audiovisual entrarem em contato já com uma música escolhida, sem a necessidade de nossa sugestão ou curadoria, e assim fechamos o acordo providenciando as liberações necessárias.
Nessa forma personalizada de sincronização, o artista sempre tem a palavra final em todas as decisões importantes, como valores e tipo de utilização da música. Quando o processo acontece de forma passiva (o cliente entrando em contato com a música já escolhida), repassamos ao artista 60% do valor líquido da negociação. Quando acontece de forma ativa (por sugestão da gravadora aos profissionais do audiovisual), 50% do valor líquido da negociação é repassado ao artista. Isso vale para obras que sejam diretas, sem o envolvimento de terceiros. No caso de obras que estejam no catálogo da Editora PISCES, em que, independente do modelo de sincronização, o artista recebe 60% do valor líquido.
Quando a obra está editada em outra empresa, podemos negociar a autorização com os responsáveis pela canção.
Em todos os casos, a PISCES cuida de toda a parte jurídica e burocrática, sempre com o acompanhamento de um advogado especializado em direitos autorais e mediante a autorização do artista.
A segunda forma de licenciamento é pelo banco de trilhas, que é um portal digital de música. Para que um artista possa estar no catálogo, é necessário que ele detenha os direitos de obra e fonograma e autorize seu catálogo para licenciamentos automáticos. O banco é voltado para o autosserviço de publicitários e produtores audiovisuais, que podem escolher a trilha desejada usando palavras-chave como clima, estilo e instrumentos usados. O pagamento e a concessão da licença do fonograma e da obra são feitos na mesma hora. Com a pré-autorização, não há consulta prévia para liberação da sincronização. O único veto feito é para projetos que tenham relação com política. Os valores são tabelados de acordo com o uso e podem ir desde R$15 para um fonograma usado em um vídeo sem fins lucrativos, até milhares de reais para uma campanha publicitária de TV em cadeia nacional por muitos meses. Os artistas recebem 50% do valor líquido da sincronização.
O artista do cast da PISCES que quiser liberar suas obras para sincronismo precisa assinar o contrato para autorizar a inserção das músicas. Todos os parceiros de composição também devem assinar esse documento. Não podemos autorizar a inserção de músicas de autores editados ou fonogramas que incluam samples e ou citações.
Para mais informações sobre sincronização, entre em contato info@pisces.com.br
Quer licenciar suas músicas e trilhas? Venha para a gravadora e editora PISCES!
A PISCES Entretenimento Ltda. trabalha com licenciamento de trilhas sonoras para diferentes tipos de mídia, como televisão, internet, cinema, publicidade, entre outros.
Nosso público-alvo são emissoras de televisão, produtoras de filmes, agências de publicidade e produtores independentes que possuem demandas de trilhas sonoras.
Para o cliente, o banco de trilhas representa a possibilidade de adquirir seu material dentro do orçamento preestabelecido e de forma imediata.
Consulte nosso banco de trilhas com os mais diversos estilos musicais sob controle da nossa editora e gravadora.