ISRC

O ISRC (International Standard Recording Code ou Código Internacional de Normatização de Gravações) é um código-padrão internacional de gravação, que funciona como um identificador básico das gravações fonográficas. Este código eletrônico alfanumérico de 12 caracteres é dividido em quatro elementos, que representam o país, o primeiro proprietário da gravação, o ano de gravação e um sequencial.

Quando uma gravação possui um ISRC, ela pode ser identificada de maneira única e facilmente. O ISRC ajuda a evitar as ambiguidades e simplifica a gestão de direitos quando as gravações são usadas em formatos, canais de distribuição ou produtos diferentes no mundo todo

O ISRC é fixado no fonograma ou no videofonograma pela gravadora (produtora fonográfica) para proporcionar o intercâmbio de informações e simplificar a sua administração.

Entenda a importância de ter o seu ISRC gerado e inserido por uma produtora fonográfica/editora:

– Monitoramento e rastreamento

Facilita o monitoramento do uso de gravações em diferentes plataformas, como rádio, televisão, streaming, vendas físicas e digitais. Isso é crucial para relatórios de desempenho, análise de mercado e pagamento das arrecadações

– Mecanismo contra a pirataria

Ajuda na prevenção da pirataria digital e física. Por meio do ISRC é possível rastrear e identificar ilegalidades na distribuição não autorizada de gravações.

– Distribuição e licenciamento

Facilita o processo de distribuição e licenciamento de gravações, fornecendo uma identificação padronizada e globalmente reconhecida para cada faixa.

– Duplicidade

Responsável por ocasionar o bloqueio dos valores de arrecadações feita pelo Ecad. A duplicidade ocorre quando o mesmo fonograma possui dois ISRCs iguais ou quando fonogramas com ISRCs diferentes possuem as mesmas informações (título da obra/intérprete/músico/datas/tipo de mídia/classificação) e Produtores Fonográficos diferentes.